DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS GEOESPACIAIS PARA O CONTROLE PÚBLICO
Instrução e mentoria para desenvolvimento de competências geoespaciais da equipe de servidores do Tribunal de Contas da União (TCU).
O controle e fiscalização de crimes ambientais na Amazônia brasileira depende em parte da disponibilidade de geotecnologias e da capacidade técnica para incorporá-las às práticas de trabalho. A partir de ferramentas e dados disponíveis gratuitamente este projeto teve como objetivo fortalecer as competências geoespaciais da equipe de servidores do Tribunal de Contas da União (TCU) para o controle público.
METODOLOGIA
A fim de contribuir para a formação técnica da equipe do TCU foi desenvolvido um curso teórico-prático tendo como estudo de caso o relatório “Legalidade da produção de ouro no Brasil”, produzido pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e o Ministério Público Federal (MPF). O curso foi dividido em três módulos de capacitação compreendidos em apresentação do estudo de caso, obtenção de dados e operações analíticas e interpretação e comunicação de dados geoespaciais.
RESULTADOS
Participaram do curso mais de dez servidores do TCU e, dentre os feedbacks recebidos, destaca-se a relevância do conteúdo customizado para as atender demandas do órgão e a vinculação entre os conteúdos teórico-práticos. Ao total foram ministradas 16 aulas perfazendo 34 horas de momentos síncronos.