iStock-1327269188.jpg

CAR 2.0 e PRA otimizado no estado do Pará

RESUMO

Apoio à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará na validação automatizada do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e encaminhamento ao Programa de Regularização Ambiental (PRA)

No Pará, aproximadamente 47% de cerca de 273 mil imóveis rurais registrados no Cadastro Ambiental Rural (CAR) já tiveram alguma análise, mas apenas cerca de 2% (4.337) destes foram validados até o último dia 31 de maio. Os demais registros apresentam pendências que dependem de ajustes/retificações e/ou apresentação de documentos. O projeto CAR 2.0 Pará tem como objetivo principal desenvolver um modelo para acelerar o processo de validação do CAR no estado, aplicando técnicas de inteligência de dados e modelagem ambiental para automatizar as análises dos registros. 

METODOLOGIA

As informações autodeclaradas nos cadastros são analisadas com base nas definições e exigências do Código Florestal (Lei 12.651/2012). Esse processo de análise de “big data” do CAR é feito através ferramentas de geoprocessamento e modelagem em banco de dados como PostgreSQL/PostGIS e Dinamica EGO, tecnologias freeware, que utilizam dados de uso da terra, desmatamento, fiscalização, dentre outros geodados. A validação automatizada dos cadastros é feita para aqueles que atendem determinados critérios de elegibilidade em filtros que identificam a inexistência de déficit de reserva legal e área de preservação permanente. Os cadastros que possuem alguma inconsistência são encaminhados conforme ordem prioridade para análise manual. 

RESULTADOS

Em breve.