Implementando SeloVerde 2.0 e CAR 2.0 no Pará
Rastreabilidade da cadeia agropecuária, análise automática e espacialmente explícita do Cadastro Ambiental Rural (CAR)
O projeto visa aprimorar o SeloVerde-Pará, plataforma lançada em 2021. Consiste em atualizações diárias, mapeamento de uso da terra em alta resolução para todo o estado e migração do sistema para a nuvem AWS. Essas melhorias possibilitam um monitoramento ambiental mais preciso, com foco no subsídio à tomada de decisão mais assertiva.
METODOLOGIA
A análise de dados do CAR (Cadastro Ambiental Rural), em grande escala, é realizada por meio de ferramentas livres e avançadas de geoprocessamento e modelagem. Tecnologias como PostgreSQL/PostGIS e Dinamica EGO integram dados de uso da terra, desmatamento, fiscalização, entre outros geodados, para gerar insights precisos. Nesse projeto, para lidar com desafios inerentes ao big data, adaptamos o Dinamica EGO para uso de computação de processamento paralelo e de alto desempenho usando a estrutura da AWS. Para o mapeamento do uso da terra, desenvolvemos um conjunto de modelos em uma versão integrada de imagens Sentinel e Planet, que compõem um mosaico sem nuvens e com classificação de uso da terra, com emprego de algoritmos de aprendizado de máquina.
RESULTADOS
Desenvolvimento da plataforma SeloVerde Pará 2.1 rodando no sistema AWS, com atualizações diárias, mapeamento de uso da terra em alta resolução e alertas de potenciais irregularidades no CAR. A nova versão da plataforma foi desenvolvida integrando um servidor de mapas de dashboard interativo (Mappia), que possibilita a consulta de geo-objetos, como propriedades rurais, além de oferecer visualização de várias camadas de informações geográficas. Este servidor foi adaptado para exibir os critérios geoespaciais necessários para o desenvolvimento do CAR 2.0, como embargos, mudanças nos limites das propriedades rurais e sobreposições com unidades de conservação e terras indígenas, entre outros. Para saber mais, acesse: https://www.semas.pa.gov.br/seloverde/