iStock-153708093.jpg

Controle do desmatamento e simulação de projetos de infraestrutura na Amazônia

RESUMO

Construção de sistemas públicos e gratuitos baseados na melhor ciência disponível para apoiar ações de fiscalização e dar transparência às cadeias produtivas da agropecuária

A escalada do desmatamento na Amazônia brasileira e a preocupação de importadores em comprar commodities agrícolas contaminadas pelo desflorestamento intensificaram as pressões para boicotar produtos brasileiros e não ratificar o acordo Mercosul-UE. A fim de clarear o debate nacional e internacional sobre a interligação entre o desmatamento potencial (legal e ilegal) e as exportações de soja e carne bovina para a União Europeia, este projeto tem como objetivo principal construir sistemas públicos, gratuitos e baseados na melhor ciência disponível para avaliar a conformidade ambiental dos produtores agrícolas e promover a rastreabilidade das cadeias agropecuárias no estado do Pará.  

Saiba mais

METODOLOGIA

Para calcular a quantidade de soja e carne bovina associada ao desmatamento (legal e ilegal) é feita uma análise espacialmente explícita do cumprimento do Código Florestal considerando todos os imóveis rurais cadastrados no estado do Pará (cerca de 250 mil). Esta análise de “big data geoespacial” abrangendo mapas de uso da terra, desmatamento, fiscalização, dentre outros geodados é realizada utilizando ferramentas de geoprocessamento e modelagem como PostgreSQL 10.3 e extensão PostGIS 2.4, e Dinamica EGO 5 freeware.  

RESULTADOS

Dentre os principais resultados alcançados até o momento destaca-se a plataforma Selo Verde Pará. A plataforma, construída em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais e o Estado do Pará, permite avaliar o balanço ambiental de cada propriedade rural e o nível de contaminação da produção agrícola seja por compra direta ou indireta em áreas de desmatamento. Outras informações como a cobertura do solo e resultados de fiscalização socioambiental também podem ser obtidas digitando o código CAR dos imóveis de interesse. Outros produtos podem ser acessados nos links abaixo:

Hotsposts do desmatamento no Pará
Hotsposts do desmatamento no Pará

press to zoom
Hostspots da fiscalização no Pará
Hostspots da fiscalização no Pará

press to zoom
Hotsposts do desmatamento no Pará
Hotsposts do desmatamento no Pará

press to zoom