
Classificação automática do uso e cobertura da terra através de imagens de satélite para otimização da análise do Cadastro Ambiental Rural (CAR).
Para enfrentar gargalos operacionais e fortalecer a implementação efetiva do Código Florestal, o Centro de Inteligência Territorial (CIT), em parceria com o Centro de Sensoriamento Remoto da Universidade Federal de Minas Gerais (CSR/UFMG) e com outras instituições que compõem o consórcio, atuará no desenvolvimento e na aplicação de soluções de inteligência territorial baseadas em big data e geotecnologias. A iniciativa empregará técnicas de inteligência artificial para a classificação de imagens de satélite de alta resolução e viabilizará a concepção de um sistema aberto de análise automatizada do Cadastro Ambiental Rural (CAR), integrado ao sistema federal, ampliando a eficiência operacional e conferindo escala, padronização e celeridade aos processos de análise cadastral em âmbito territorial.
METODOLOGIA
A metodologia baseia-se no desenvolvimento de um sistema automatizado de classificação de imagens de satélite baseado em inteligência artificial, projetado para operar de forma escalável e integrado às bases de referência do SICAR federal e dos sistemas estaduais. A abordagem inclui a implementação de interfaces participativas de correção e validação dos resultados, bem como a realização de projetos-piloto em estados representativos de diferentes biomas. A acurácia do sistema será avaliada de forma independente frente às bases oficiais existentes, com meta mínima de desempenho definida.
RESULTADOS
Em breve.
