CAR 2.0_SFX.png

CAR 2.0 em São Félix do Xingu

RESUMO

Pavimentar o caminho para a adoção sustentada de práticas de produção de baixas emissões  por parte das empresas lideradas pela comunidade.

O Cadastro Ambiental Rural (CAR) reúne informações ambientais autodeclaradas sobre   propriedades particulares, como por exemplo , sua principal atividade, a área do imóvel, área com vegetação nativa, entre outras. Além de informações sobre produção, o CAR também é um instrumento promotor da governança ambiental, servindo como base para controle e monitoramento do desmatamento. Atualmente, aproximadamente 2% dos cerca de 280 mil cadastros no Pará foram validados pelos órgãos ambientais, estimulando assim, um crescente número de fraudes no registro. O CAR 2.0 tem como objetivo principal desenvolver um modelo que acelera seu processo de validação, ao aplicar técnicas de inteligência de dados e modelagem ambiental para automatização das análises dos registros em São Félix do Xingú. 

METODOLOGIA

As informações autodeclaradas nos cadastros são analisadas com base nas definições e exigências do Código Florestal (Lei 12.651/2012). Esse processo de análise de “big data” do CAR é feito através ferramentas de geoprocessamento e modelagem em banco de dados como PostgreSQL/PostGIS e Dinamica EGO, tecnologias freeware, que utilizam dados de uso da terra, desmatamento, fiscalização, dentre outros geodados. A validação automatizada dos cadastros é feita para aqueles que atendem determinados critérios de elegibilidade em filtros que identificam a inexistência de déficit de reserva legal e área de preservação permanente. Os cadastros que possuem alguma inconsistência são encaminhados conforme ordem prioridade para análise manual. 

RESULTADOS

Desenvolvimento de ferramenta capaz de analisar todos os cadastros do município de São Felix do Xingu, separando os que estão conformes daqueles que necessitam de verificação em campo ou análise manual detalhada. O sistema desenvolvido para São Felix do Xingu pode ser replicado para todo o estado Pará ou qualquer outro estado brasileiro, podendo ser customizado em parceria com agências ambientais e agrícolas, no apoio aos processos para regularização ambiental e pagamentos por serviços ambientais.