
Avaliação do programa Copaíbas
Elaboração de indicadores de impacto sobre desmatamento e queimadas nas áreas de implementação do programa COPAÍBAS – Funbio
O COPAÍBAS é uma iniciativa do FUNBIO que busca reduzir o desmatamento e, consequentemente, as emissões de gases de efeito estufa, por meio do apoio à conservação de florestas e áreas de vegetação nativa no Cerrado e na Amazônia, além de melhorar as condições de vida de povos indígenas e comunidades tradicionais. Enquanto as ações voltadas a Unidades de Conservação e territórios indígenas possuem delimitação clara, as atividades produtivas da sociobiodiversidade abrangem territórios de difícil definição espacial. Nesse contexto, esse projeto se dedica a adaptar e aplicar metodologias para estimar indicadores de desmatamento, queimadas e emissões evitadas, tanto em áreas bem delimitadas quanto naquelas de delimitação mais complexa.
METODOLOGIA
A definição de indicadores adequados para mensurar o impacto do Programa COPAÍBAS sobre o desmatamento e queimadas requer uma abordagem metodológica rigorosa e adaptada às características específicas das áreas de intervenção. Propomos três métodos de avaliação complementares que, em conjunto, fornecerão uma visão abrangente e robusta dos impactos do programa:
1. Abordagem por estimativa da tendência por modelos regressivos antes e após projeto COPAIBAS
2. Abordagem contrafactual ou quase-experimental
3. Abordagem por estimativa de Razão de Chance Ajustada
Estas abordagens serão aplicadas considerando as particularidades de cada categoria de área apoiada pelo programa (Unidades de Conservação, Terras Indígenas e áreas de cadeias produtivas da sociobiodiversidade), permitindo uma análise diferenciada e contextualizada.
RESULTADOS
Em breve.