iStock-1342229191 (1).jpg

Global Comparative Study on REDD+: Knowledge for action to protect tropical forests and enhance rights

RESUMO

Estudo Comparativo Global sobre REDD+: Conhecimento para subsidiar ações de proteção das florestas tropicais e salvaguardar direitos

O compromisso global de redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) firmado no Acordo de Paris depende da reversão das trajetórias crescentes de destruição das florestas tropicais. Esse projeto tem como objetivo principal gerar conhecimento em apoio aos formuladores de políticas no desenho e implementação de ações de combate ao desmatamento nos principais países que abrigam grandes extensões de florestas tropicais – Brasil, Peru, RDC e Indonésia. Para isso, são utilizados modelos de simulação de cenários futuros e avaliação de opções de mitigação de GEE no setor de uso da terra para cada país. Em particular, são analisados os impactos de mecanismos de pagamentos por resultados previstos no Acordo de Paris e as metodologias de mensuração.

Saiba mais

METODOLOGIA

A construção de cenários futuros de emissão de GEE associadas à perda de cobertura vegetal parte da compreensão das causas associadas ao desmatamento histórico e atual em cada país e da disponibilidade de dados geoespacializados (mapas uso da terra, desmatamento, ferrovias, dentre outros). Os cenários exploratórios levam em consideração três perspectivas de governança: i) business as usual, ou seja, mantém as tendências do desmatamento; ii) forte governança e iii) fraca governança ambiental. Para a modelagem espacialmente explícita utiliza-se a plataforma livre Dinamica EGO.

RESULTADOS

Resultados em breve.