top of page

AVALIAÇÃO DAS NECESSIDADES TECNOLÓGICAS

SETOR AFOLU 

O projeto tem como objetivo estabelecer consenso nacional para elaboração de Plano de Ação Tecnológica (TAP), considerando setores prioritários e tecnologias-chave para cumprimento das metas de mitigação. Como resultado visa elaborar um documento oficial do Brasil a ser submetido à UNFCCC, que dará subsídios a priorização de investimentos em tecnologias climáticas. Na primeira fase do projeto foram definidas as tecnologias prioritárias para que o Brasil alcance suas metas de emissão de mitigação de emissões de gases de efeito estufa no setor de Agricultura, florestas e outros usos da terra (AFOLU). A segunda fase envolveu a elaboração dos Planos de Ação Tecnológica (TAP) para cada tecnologia priorizada visando sua implementação até 2030.

Saiba mais.

METODOLOGIA

Após o levantamento do estado da arte das tecnologias disponíveis para mitigação do setor AFOLU, foram realizadas análises multicritério e encontros com stakeholders para priorização e elaboração dos TAPs. Após a seleção das tecnologias prioritárias foi realizada uma ampla análise das cadeias de valor e barreiras para implementação. Por fim, foram propostas ações e atividades para superação das barreiras considerando análises de risco, medidas de contingenciamento e estimativas de custo de implementação.

RESULTADOS

Na primeira fase do projeto foram selecionadas cinco tecnologias prioritárias, a saber: Agricultura de precisão, Monitoramento por satélite, Melhoramento genético na pecuária bovina de corte, Silvicultura e melhoramento genético de espécies nativas e Silvicultura com plantios mistos para restauração. Para cada uma, foi elaborado um Plano de Ação Tecnológica que se traduz em ações e atividades efetivas para seu desenvolvimento e/ou difusão.

bottom of page