top of page
vista-do-terreno-para-o-desenvolvimento-imobiliario-e-de-negocios.jpg

DIAGNÓSTICO E VALIDAÇÃO DO CADASTRO AMBIENTAL RURAL (CAR)

O Cadastro Ambiental Rural permite acompanhar as informações ambientais de 5,4 milhões de imóveis rurais registrados no sistema, e a validação dos cadastros é uma das principais etapas para implementação do Código Florestal.

O Projeto ValidaCAR busca construir soluções para acelerar a validação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) em áreas florestais. O objetivo é disponibilizar informações sobre a implementação do Código Florestal nos estados, desenvolver uma estratégia para análise e validação do CAR, além de apontar financiadores e propor arranjos institucionais para captação de recursos externos.

Saiba mais.

METODOLOGIA

A partir da modelagem das regras do código florestal abrangendo a malha de imóveis rurais do Brasil (SICAR), juntamente com a análise de sobreposições, dados declarados, desmatamento, custos de validação, entre outros insumos para o processo de tomada de validação dos órgãos estaduais, foi possível propor estratégias de priorização e automatização utilizando critérios objetivos.

RESULTADOS

O projeto permitiu recomendar estratégias de automatização do processo de validação do CAR nos estados da Amazônia Legal e Matopiba, considerando o nível de sobreposições, cumprimento do código florestal, custos governamentais, dentre outras variáveis chave. As curvas de custos, juntamente com os critérios de priorização da validação (i.e, déficit e excedente ambiental), podem auxiliar a acelerar a validação do CAR.

bottom of page