colheita Trabalho

Projeto Diagnóstico e validação do cadastro ambiental rural (CAR)

O Cadastro Ambiental Rural permite acompanhar as informações ambientais de 5,4 milhões de imóveis rurais registrados no sistema, e a validação dos cadastros é uma das principais etapas para implementação do Código Florestal

  • Facebook ícone social
  • LinkedIn ícone social
  • Twitter ícone social

resumo

O Projeto ValidaCAR busca construir soluções para acelerar a validação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) em áreas florestais. O objetivo é disponibilizar informações sobre a implementação do Código Florestal nos estados, desenvolver uma estratégia para análise e validação do CAR, além de apontar financiadores e propor arranjos institucionais para captação de recursos externos.

metodologia

A partir da da modelagem das regras do código florestal abrangendo a malha de imóveis rurais do Brasil (SICAR), juntamente com a análise de sobreposições, dados declarados, desmatamento, custos de validação, entre outros insumos para o processo de tomada de validação dos órgãos estaduais, foi possível propor estratégias de priorização e automatização utilizando critérios objetivos.

Fluxo Validação CAR e Adesão PRA
Fluxo Validação CAR e Adesão PRA

press to zoom
Filtro_de_Pendências
Filtro_de_Pendências

press to zoom
Mapa de Sobreposição
Mapa de Sobreposição

press to zoom
Fluxo Validação CAR e Adesão PRA
Fluxo Validação CAR e Adesão PRA

press to zoom

resultados

O projeto permitiu recomendar estratégias de automatização do processo de validação do CAR nos estados da Amazônia Legal e Matopiba, considerando o nível de sobreposições, cumprimento do código florestal, custos governamentais, dentre outras variáveis chave. As curvas de custos, juntamente com os critérios de priorização da validação (i.e, déficit e excedente ambiental), podem auxiliar a acelerar a validação do CAR.